Para toda empresa é imprescindível ter uma área comercial qualificada, possibilitando bons números de vendas e alavancando o resultado dos negócios. Ou seja, é preciso construir uma máquina de vendas na estrutura da empresa, pronta para aplicar e acelerar os lucros.
Para mostrar o caminho para esta estruturação, veja sete passos para melhoria da área comercial das empresas:
1 – Crie um plano de ataque – leve em conta a sua realidade, criando táticas emergenciais de alto crescimento.
2 – Defina objetivos de crescimento – isso com a criação de objetivos claros para serem atingidos.
3 – Estruture a operação comercial – é preciso estruturar ou corrigir ações da área comercial que estejam travando a operação comercial.
4 – Defina o cliente ideal – um dos pontos fundamentais para vender mais é saber escolher para quem vende. Para isso crie o seu cliente ideal.
5 – Crie metas – essas devem ser várias: metas da empresa, metas da equipe, metas por vendedor, metas meio e metas fim.
6 – Estabeleça um funil de vendas – esse é a espinha dorsal de uma operação comercial. É importante criar as etapas de um funil, calcular os objetivos de conversão e definir os indicadores.
7 – Dimensione a estrutura necessária – tem que saber o que se precisa para atingir os objetivos. Quais recursos serão necessários: pessoas, dinheiro e ferramentas.
Quer ter uma máquina de vendas em sua estrutura? Seja cliente da Itibam!