Itibam Business

O que é esse tal de 5W2H e como usá-lo na prática?

O que é esse tal de 5W2H e como usá-lo na prática?

Resumindo, o 5W2H é uma ferramenta de planejamento prática e fácil de usar.

Você pode usar o 5W2H para planejar tudo, sem restrição. E aqui vai uma dica: você não precisa usar todos os 5Ws e nem os 2Hs. Por exemplo: Você pode criar um plano que tenha somente, O que (What), Quem (Who), Quando (When) e o  Como (How). O importante, na minha opinião, e o que sempre usamos nos projetos, é  “O que fazer”,  “Quem faz”, “Quando” ( definir uma data) e o “Como”, ajudando a ser bem específico.

Uma das grandes falhas nos planos e um dos fatores que contribui para que o plano não seja executado é a falta de clareza em “como executar”, em “como fazer”.

Costumamos ver planos abstratos, sem o desenho do “Como”. Segue um exemplo abstrato: “Melhorar a gestão dos números”. O ideal seria: ”Acompanhar os indicadores X, Y e Z 3 vezes por semana”.

Você pode fazer a sua matriz de várias formas, pode ser no excel, pode ser em um caderno, pode ser em um quadro na parede ou até em ferramentas próprias de planejamento, como Trello entre outras. O que importa é fazer, é começar. Quando você começar a usar essa simples ferramenta para suas ações, tarefas e planos, você nunca mais vai parar.

Aplicação de Planejamento em Vendas

Na área comercial, podemos ter um plano por exemplo para abordar um segmento que a empresa nunca trabalhou, como no exemplo abaixo:

  • O que (What) – Aumentar participação no Mercado XPTO em 20% do faturamento
  • Porque (Why) – Descentralizar a carteira existente do Mercado YZX
  • Onde (Where) – Empresas Região Sudeste
  • Quando (When) – Iniciar mês X do ano Y
  • Quem (Who) – Equipe Comercial SP
  • Como (How) – Mapear as empresas potenciais existentes na região sudeste que se enquadrem no perfil de cliente ideal da empresa. Separar por vendedor de cada estado. Abordar os potenciais decisores através do linkedin.
  • Quanto $ ou Quantidade (How Much) – X mil reais

Percebam que a parte que foi mais detalhada foi o Como, exatamente onde temos que ser mais criteriosos possível. Esse é o segredo de um bom planejamento.

E claro, precisamos lembrar da gestão e da disciplina. Os gestores da empresa precisam acompanhar de perto a execução para que no decorrer do caminho não haja desvio de rota e o plano caia no esquecimento e, consequentemente, os objetivos não sejam alcançados.

Mãos à obra fazer o seu planejamento usando o 5W2H!

Sucesso!

Fechar Menu