Casos de Sucesso


Abaixo alguns cases de sucesso da ITIBAM Business, o nome dos clientes não foram divulgados por questões de estratégia. Com expertise em Marketing e Vendas B2B a Itibam gosta e sabe como dar resultado para as pequenas e médias empresas, indo direto ao ponto. Confira:

Situação:
Empresa com 30 anos experiência, referência no mercado de educação corporativa, porém estava com as vendas estagnadas. A equipe comercial era formada por 4 vendedores externos e 4 internos e um gerente comercial.

Desafio:
Foram identificados alguns problemas nos processos comerciais, como desorganização, muitas políticas comerciais paralelas, o que estava gerando uma competição e desentendimentos entre os vendedores e o emprego de técnicas comerciais ultrapassadas, prejudicando assim, o dia-a-dia da empresa. A empresa possui o CRM mas não utilizavam, e paralelamente usavam 11 planilhas de excel.

Solução:
Um novo processo comercial foi desenhado e implantado. Foram eliminadas as 11 planilhas de excel, realizado um trabalho de conscientização do uso do CRM, apontando todas as vantagens de um CRM para o pessoal de vendas, e não só para a empresa. Em 3 meses, todos os vendedores estavam usando o CRM para seu trabalho e todas as oportunidades estavam cadastradas. Em 8 meses, com o processo todo criado e implantado, o CRM já estava sendo integrado com o sistema ERP, onde o pedido de faturamento seguia automaticamente para o financeiro após aprovado. As políticas comerciais foram alinhadas, a equipe passou a trabalhar unida e os resultados passaram a aparecer e as metas alcançadas.

Situação:
A empresa estava em crescimento buscando consolidação como a melhor empresa de soluções colaborativas do mercado de Áudio e Vídeo.

Desafio:
Melhorar a comunicação, fortalecer o branding, planejar e gerir as ações de marketing e gerar mais negócios.

Solução:

Após a análise inicial foram detectadas as seguintes necessidades:

– Planejamento estratégico

– Planejamento de marketing

– Reestruturação e reorganização dos processos comerciais.

– Condução das ações de marketing

A Itibam auxiliou na definição de objetivos estratégicos, desenvolveu o planejamento estratégico, criou um plano de ações e assumiu a condução de toda a operação de marketing.

Situação:
A empresa possuia mais de 20 anos de existência e nunca tinha feito planejamento estratégico e de marketing. Sempre cresceu pelo bom atendimento e serviço prestados aos seus clientes, alguns em carteira desde a sua fundação. Possuía duas plantas, e um nome no mercado construído através de relacionamento.

Desafio:
Face a situação do país, percebeu a necessidade de se planejar para enfrentar a concorrência
e ser mais ativa no trabalho comercial. Também se fazia necessário criar uma mecânica de relacionamento para que a empresa ficasse conhecida em todas as posições hierárquicas dentro de seus clientes e consequentemente potencializasse a fidelização e retenção de clientes.

Solução:
Planejamento estratégico, criado o posicionamento de mercado, estruturada a comunicação com a execução do plano de comunicação. Coordenamos o projeto de reestruturação da marca e todos os materiais de comunicação com as agências envolvidas. Foi realizado um plano de ação e sua implantação. Também foi realizado um trabalho de comunicação interna com todos da empresa.

Situação:
Uma das maiores corretoras de seguros do Brasil, com foco em grandes contas. Mais de 16 anos de mercado e ausência total de estratégia e marketing.

Desafio:

A empresa queria uma ação de relacionamento com clientes chave, aumentando a renovação nas áreas de benefícios, mais precisamente seguros de saúde e vida.

Solução:

Foi planejada uma ação de relacionamento com 20 clientes chave, e implantado um programa de relacionamento nos demais clientes. Durante o planejamento, também foi percebido que a empresa não possuia um alinhamento da identidade visual. Foi realizado um planejamento de comunicação e construída a nova identidade visual da empresa e todas as ferramentas de contato foram refeitas.